Pages

Pesquisadores


Coordenadora 

Maria Teresa Franco Ribeiro




Possui graduação em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1977), mestrado em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1981) e doutorado em Economia da Indústria e da Tecnologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994). Atualmente é professora titular da Universidade Federal da Bahia. Tem experiência e atuação na área de Economia, com ênfase em Economia do desenvolvimento e da Inovação, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento territorial, competitividade, inovação, tecnologia, difusão, desenvolvimento sócio-ambiental. Membro do Instituto Voçoroca em Nazareno-Minas Gerais, com projetos voltados à recuperação e preservação do solo e da água. Realizou, de setembro de 2006 a setembro de 2007, um pós-doutorado no IHEAL - Université Paris III Sorbonne Nouvelle, com o projeto Desenvolvimento e interdisciplinaridade: explorando a interface entre a economia e a geografia, que resultou no livro Compreendendo a complexidade socioespacial contemporânea: o território como categoria de análise interdisciplinar (2009) . É membro fundador do LABMUNDO - Laboratório de Políticas Internacionais da EA/UFBA. 




LIVROS, ENSAIOS, ARTIGOS, EDIÇÕES:


O ser docente: experiências e memórias - Memorial (2015)

O ser docente: experiências e memórias - Relatório de Atividades (2015)


Cartografias de ação na América do Sul: uma proposta de abordagem  (ensaio, EDUFBA, 2013)

O homem contemporâneo e os sentidos de desenvolvimento e educação (ensaio, Revista SER Social UNB, 2013)


Retalhos, linhas, pontos e palavras - crônicas de circunstâncias - 1958-1961 (Coordenação Editorial, livro de Maria de Lourdes Araújo Ribeiro, Casa Sertão- Edições Buriti, 2013)


Cartografias possíveis: quando as sonoridades definem territórios de esperança (ensaio, 2012)


Tempos e ritmos de ver: cegueira e visibilidade no mundo contemporâneo (ensaio, IHU-On-line, 2012)


Arte e vida no vale: a prontidão dos homens lentos (ensaio, no livro Vale do Jequitinhonha: economia e cultura, FINEP/UFMG, 2011)


Compreendendo a complexidade socioespacial contemporânea: o território como categoria de diálogo interdisciplinar (livro,EDUFBA, 2009)



Despedida da Gilca


Bar Ponte Aérea:despedida da Gilca  



Bar Ponte Aérea: Despedida da Gilca (gepodinho)



Adriana Ferreira de Melo


 
Graduada em Letras, com ênfase em Edição de Texto no ofício de Preparação dos Manuscritos, Mestre em Geografia e Doutora em Geografia - Organização do Espaço, todos pela UFMG. Ficcionista, poeta e ensaísta, estuda as questões socioespaciais no contato com as diversas literaturas e artes verbais e visuais, ensaiando abordagens que se expressem numa "Ecologia de Saberes". Foi Professora Visitante do Departamento de Geografia do IGC/UFMG, Instituto de Geociências da Universidade Federal de Minas Gerais, no campo das Metodologias de Pesquisa e das Políticas Públicas (2013). Editora na Casa Sertão.



LIVROS, ENSAIOS, ARTIGOS, CONTOS, POEMAS, EDIÇÕES


O homem contemporâneo e os sentidos de desenvolvimento e educação (ensaio, Revista SER Social UNB, 2013)

Cartografias de ação na América do Sul: uma proposta de abordagem  (ensaio, EDUFBA, 2013)

Retalhos, linhas, pontos e palavras - crônicas de circunstâncias - 1958-1961 (Coordenação Editorial, livro de Maria de Lourdes Araújo Ribeiro, Casa Sertão- Edições Buriti, 2013)

Tempos e ritmos de ver: cegueira e visibilidade no mundo contemporâneo ( ensaio, IHU-On-line, 2012)


Sertões do mundo, uma epistemologia (Tese, 2011)

Sobre o ensaio (ensaio/diálogo, livro Conversações: de artes e ciências, Editora UFMG, 2010)



Vissungos (Poemas) Suplemento Literário Especial Vissungos MG (Secretaria da Cultura MG, outubro, 2008)

Cidade e escritura: cartografias do transitório (ensaio, livro Saberes ambientais: desafios para o conhecimento disciplinar, Editora UFMG, 2008)

O lugar e a cidade: conceitos do mundo contemporâneo (ensaio, livro Saberes ambientais: desafios para o conhecimento disciplinar, Editora UFMG, 2008)


A menina que tangia pássaros (conto, Edições Bichinho Gritador, livro objeto, 2008)


A língua do povo (conto, no livro: Terra Brasil: curso de língua e cultura, Editora UFMG, 2008)


Grafias do sertão: travessias transdisciplinares (ensaio, no livro III seminário Internacional Guimarães Rosa, Editora PUC/MINAS, 2007).


Canto da tarde (poema, Margens/Márgenes: Revista de Cultura, jan. 2006)


Canto da tarde (poema, FALE/UFMG Viva a Voz, 2006)


O lugar e a cidade no mundo contemporâneo (artigo, Revista Maestria, 2004, FEEM- Sete Lagoas)


Viagem histórico-gastronômica pelas estradas reais de Minas (livro, Edições Bichinho Gritador, 2002/2010)


A língua do povo, A história do velho e do moço príncipe (contos), no livro Sete contos de magia  e encanto, Editora UFMG/FINEP, 1999)


A pedra de ouro, oi de oro, A pedra do caminho (contos, no livro Quem conta um conto, aumenta um ponto: Editora UFMG, 1998).



O cavalo encantado, A pedra de ouro, O mestre do encanto (contos), no livro O artesão da memória no Vale do Jequitinhonha, Editora UFMG/PUC Minas, 1996).


Vigília (poema, Mulheres Emergentes, Jornal Mural, BH-MG, 1993)





Licenciado em Música (UCSAL - 1998), Especialista em História Social e Educação (UCSAL - 2004), Mestre em Cultura e Turismo (UESC/UFBA - 2005) e Doutor em Administração (NPGA/UFBA - 2011). Integrante dos grupos de pesquisa O Som do Lugar e o Mundo (UFBA) e Laboratório de Pesquisa e Produção Audiovisual (UFS). Com formação interdisciplinar, agrega experiência de pesquisa nos temas Arte e Desenvolvimento, Música, Produção Musical, Som e Cinema, Gestão Cultural, Cadeia Produtiva da Música, Música Popular, Arte/Educação e Irmandade da Boa Morte. Autor do livro Irmãs de fé: tradição e turismo no Recôncavo Baiano (E-papers, 2006). É Professor do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Sergipe. 


ENSAIOS, ARTIGOS

Cartografias possíveis: quando as sonoridades definem territórios de esperança (2012)



Augusta Coelho Santana



Mestranda no Núcleo de Pós Graduação em Administração (NPGA) da Universidade Federal da Bahia-UFBA, pesquisa na área de Meio Ambiente e Ecologia Política; especialista em Gestão de Negócios pela Universidade Estadual de Montes Claros/ MG e graduação em Administração de Empresas pela UNIMONTES/MG. Tem experiência na área de Administração, Gestão Pública (Relações Institucionais), Logística, Suprimentos, Recursos Humanos e Comercial. E ainda, no Ensino Superior, lecionando as disciplinas: Organização Sistemas e Métodos; Administração Mercadológica I e II; Gestão Estratégica, Análise e Melhoria de Processos; Sistema Qualidade; Implantação Sistema Qualidade; Recursos Humanos; Segurança no Trabalho; Administração e Empreendedorismo e Inovação Tecnológica.


Diego Jesus da Silva


Licenciado e Mestrando em Geografia pela Universidade Federal da Bahia, pesquisador colaborador no Laboratório de Análise Politica Mundial - LABMUNDO/UFBa. Desenvolve atividades de Educação Popular e assessoria político-pedagógica à movimentos sociais pelo NEPPA - Núcleo de Estudos e Práticas em Políticas Agrárias.



ENSAIOS, ARTIGOS


 Mestre e Bacharel em Administração pela Universidade Federal da Bahia. Doutorando do Programa de Economia Política Internacional da UFRJ. Pesquisador do Laboratório de Análise Política Mundial (LABMUNDO/NPGA/UFBA). Aprovado em concurso público, trabalha atualmente para a Petrobras. Anteriormente, foi professor assistente da na Escola de Administração da UFBA, entre 2006 e 2008, onde ministrou disciplinas relacionadas a desenvolvimento econômico e comércio internacional, para alunos de graduação.





INICIAÇÃO CIENTÍFICA

 Andreia Nascimento Bomfim

Graduanda em Geografia (3° semestre) pela Universidade Federal da Bahia. Faz parte do grupo desde novembro/2014.





Graduanda em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia, assistente de pesquisa do projeto "A dinâmica socioespacial contemporânea da América do Sul: um olhar atento sobre os movimentos espaciais do Brasil, da Argentina, da Bolívia e do Chile e os sentidos da cooperação"; integrante do grupo de estudos em "Interculturalidades e América Latina", vinculado ao Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura, todos vinculados à UFBA. Tem interesse na área de Humanidades, cultura popular, América Latina, processos de subjetivação, relações étnico-raciais, desigualdade social, Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário